quarta-feira, 13 de abril de 2011

Quem foi Bento Rubiao.

Bento Rubião (1928-1985) foi advogado e jurista. Durante sua carreira, sempre se envolveu em lutas jurídicas em defesa de vítimas da opressão e da exclusão social. A partir de 1964, durante a ditadura militar, ganhou ainda mais notoriedade e respeito, dedicando-se à defesa de presos políticos, ao lado do também advogado e jurista Sobral Pinto.

Também atuou intensamente em favor de moradores de diversas comunidades do Rio de Janeiro. Devido a esta atuação tornou-se advogado da Federação das Associações das Favelas do Rio de Janeiro (Faferj).
História
A Fundação Centro de Defesa de Direitos Humanos Bento Rubião foi criada em 1986, por uma equipe que já desenvolvia um trabalho de fortalecimento comunitário e regularização fundiária na Pastoral de Favelas da Arquidiocese do Rio de Janeiro. O grupo discordou da vinculação da evangelização com a defesa e garantia de direitos e decidiu criar sua própria instituição, sem confissão religiosa ou político-partidária.
O tema da Infância e Adolescência passou a fazer parte das atividades do Bento dois anos depois. A equipe entendeu que era fundamental enfrentar a questão da violência e da promoção dos direitos das crianças e adolescentes no estado do Rio de Janeiro, sobretudo no que se refere aos jovens em conflito com a lei.
Foi também a partir de 1988 que a instituição passou a ter um envolvimento maior com as lideranças das favelas, desenvolvendo atividades e elaborando propostas que fossem incorporadas à Lei Orgânica do município do Rio de Janeiro. Em 1992 começou o trabalho de fomento às cooperativas habitacionais e implementação de ações que visam promover o direito à moradia.
Ampliando seu foco de ação, a Fundação começou a investir também em uma maior articulação política, estabelecendo parcerias e participando ativamente de redes e fóruns, inclusive no âmbito da cooperação internacional. Em 1994 foram firmados os primeiros convênios e parcerias com o poder público local. A seriedade do trabalho desenvolvido pela instituição junto à sociedade civil organizada, levou a Fundação a ser eleita para a diretoria regional da Associação Brasileira das ONGs (Abong) para o mandato de 1998 a 2000, tendo sido reeleita para o período de 2001 a 2003.
Em sua trajetória, a Fundação Bento Rubião vem desenvolvendo e fortalecendo práticas, articulações e formulações que contribuem para o desenvolvimento local.


Fonte: Fundação Bento Rubião

Nenhum comentário:

Postar um comentário