sexta-feira, 8 de abril de 2011

Jovens sem nenhuma experiência com cinema vencem Festival Estética Central

O Prêmio Especial da Curadoria, do 2º festival, promovido pelo Oi Futuro, foi para ' Dias Nublados', de Valdilia de Oliveira, Fernanda Andrade, Daniel Cruz e Renan Pontes, todos moradores da Rocinha

O grande vencedor, Igor Melo, e Paulo Vinícius, que ficou em segundo: jovens incentivados a investir em arte | Foto: Deisi Rezende/ Agência O Dia

Uma câmera de celular na mão, a vontade de ser cineasta e muitas ideias na cabeça para retratar o dia a dia de forma bem criativa. Com esses incentivos, os jovens Igor Melo, 18 anos, Paulo Vinícius de Souza Santos, 22, e Nei Júnior, 25, moradores de Cidade de Deus, Cavalcanti e Cabo Frio, respectivamente, tiveram a oportunidade de flertar com o audiovisual e serem os vencedores do 2º Festival Estética Central, promovido pelo Oi Futuro. Detalhe: nenhum deles tinha experiência com cinema.

“Como eu fazia curso de audiovisual no Espaço Cultural Cidade de Deus, uns colegas que têm grupo de rap me pediram para gravar um videoclipe. Em troca, peguei algumas das cenas para reeditar no formato do festival e usei a música deles como trilha, para retratar a vida de um menino na comunidade. Essa experiência incrível só despertou a vontade de investir na área”, conta Igor Melo, que é ator e tirou o primeiro lugar com o vídeo ‘Alegria de Criança’, ganhando um laptop.

“Agora quero seguir na área da arte, que abrange tantas coisas que gosto, como vídeo, fotos, artes plásticas”, diz o grafiteiro Paulo Vinícius, que tirou segundo lugar com ‘Scratch Book NexTwo’. Nei Junior ficou em terceiro com ‘Antes que o Céu Desabe’. Já o Prêmio Especial da Curadoria foi para ‘ Dias Nublados’, de Valdilia de Oliveira, Fernanda Andrade, Daniel Cruz e Renan Pontes, moradores da Rocinha.

Este ano, o festival contou com um Núcleo Móvel — kombi equipada com ilhas de edição e celulares —, que percorreu diversos bairros, possibilitando aos passantes filmarem e finalizarem vídeos de até um minuto com ajuda de editores. Os vencedores e outros 135 trabalhos produzidos por pessoas de diferentes idades e classes sociais serão exibidos até 24 de abril no Oi Futuro.

Patrocínio
O Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados vai contemplar 187 projetos nos 12 estados brasileiros que dispõem e utilizam leis de incentivo à cultura. Entre os selecionados, há peças de teatro, mostras de cinema e artes visuais, shows de música, festivais de dança, novas tecnologias, cultura popular, literatura e patrimônio.


Fonte: Gislândia Governo e Rocinha.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário