domingo, 13 de março de 2011

Lideranças da Rocinha, Gávea e São Conrado realizam primeira reunião da Câmara Comunitária de Desenvolvimento .



A Câmara definiu os Grupos Temáticos da Rocinha (FOTO: Leandro Lima)
Sexta-feira, dia 18 de fevereiro, foi realizado no auditório Del Castilho, da PUC-Rio, o primeiro encontro da Câmara Comunitária de Desenvolvimento da Rocinha, Gávea e São Conrado, para decidir como será o desenvolvimento sustentável dos três bairros. Às 19h, as lideranças já estavam acomodadas para a discussão que tinha como principal objetivo dividir os participantes em temas como saúde, educação, cultura, urbanismo, meio ambiente, entre outros.

Logo depois que os representantes do Governo Federal (Casa Civil e Caixa Econômica Federal) tiveram a palavra e confirmaram o apoio à reunião, foi apresentando por Alex Vargas, que faz parte da equipe técnica do trabalho social PAC da Rocinha, o regimento interno da Câmara às lideranças dos bairros.
O Regimento, composto por sete artigos, estipula as principais regras da Câmara. O primeiro artigo afirma que a Câmara é um colegiado que deve agir de forma integrada para a melhoria dos três bairros. Outras prerrogativas da Câmara presente no regimento é a de elaboração, monitoramento e avaliação de projetos coletivos; articulação de parcerias e mobilização da sociedade por políticas públicas.
Estava programado somente que fossem divididos os lideres de bairros em temas, mas alguns assuntos já começaram a ser debatidos como a desativação da escola municipal que fica no sub-bairro da Rocinha, o Laboriaux, por estar situada em uma área de risco. Durante as chuvas de abril do ano passado muitas casas desta área foram interditadas.

De acordo com um morador do local, muitos pais querem que a escola seja reaberta. Um dos lideres da comunidade discorda.

– Não podemos colocar as crianças em um local que tem risco de desabar. Elas não foram deixadas ao leu, o Governo do Estado forneceu três ônibus para trazê-las e buscá-las para escolas do bairro da Gávea.

Muitos discordaram e afirmaram que tem contanto com universitários da faculdade e que eles ajudam sim. Um exemplo de integração entre a PUC e o bairro é o projeto NEAM que tem atuação ativa na comunidade.

Um formando de geografia e morador da Rocinha afirmou que “diversas vezes fez atitudes em defesa dos direitos dos moradores da Rocinha, como levar pessoas no colo para o posto de saúde, questões habitacionais e de água”.

–Quantas vezes William você me viu indo atrás da Cedae altas horas da noite para resolver problemas de abastecimento de água na comunidade?

Apesar dos desvios no enfoque, a meta de fazer a divisão para futuros debates foi bem sucedida. Além dos moradores que reivindicavam direitos tiveram a palavra os representantes da mesa os líderes comunitários Xaolin, William de Oliveira e Arley da TV Tagarela.

O evento se encerrou com a poesia de Joilson, o poeta da comunidade e depois foi realizado um coquetel. De acordo com Alex Vargas o próximo encontro deve acontecer no dia 17 de março.

Foto e Materia Fonte: Leandro Lima do Favela da Rocinha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário