quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Rocinha: A maior Favela , a melhor Comunidade

Rocinha:

O Bairro de São Conrado ganhou este nome em 1916, quando o Sr. Comendador Conrado Jacob Niemeyer ergueu uma pequena Igreja em devoção a São Conrado. Logo depois, mas também em 1916, ele concluiu as obras da Avenida Niemeyer doando a para a prefeitura do Rio de janeiro. e ainda melhorou a Estrada da Gávea que ganhou esse nome em 1.917 , após incorpora parte da rua Marques de São Vicente na Gávea.. em 1919 a Avenida Niemeyer foi alargada por Paulo de Frontin.
A Estrada da Gávea com suas belíssimas e insinuosas curvas fazia o chamado "Trampolim do Diabo" e entre 1933 e 1952, serviu para as corridas automobilísticas do circuito da Gávea. Em 1971 ocorreu a inauguração do Túnel dois irmãos (atual Zuzu Angel) e o prolongamento da auto-estrada Lagoa Barra. O Shopping São Conrado Fashion Mal. surgiu no ano de 1.982.
o surgimento da Favela da Rocinha foi em1.930 com os seus barracos e lavouras , seu maior crescimento deu se entre as décadas de70 e 80, transformando a em uma das maiores favelas do Rio de Janeiro. E Em 18 de Julho de 1993 sobe a lei 1995 a Rocinha virou Bairro com isso tendo sua Região Administrativa.
Segundo histórias contadas através de livros e depoimentos de pessoas que residiram e residem na Rocinha, contam que a comunidade recebeu seus primeiros habitantes, logo após a II Guerra Mundial, vindos de Portugal, França e Itália. Eles viviam, basicamente, da agricultura e possuíam pequenas roças e vendiam suas produções no povoado vizinho (Na feira da Praça santos Dumond na Gávea). Daí surgiu o nome Rocinha.Mineiros, baianos e imigrantes da região nordeste, chegados em meados dos anos 50, também fazem parte deste crescimento populacional.Na década de 70, surgem discussões de grupos organizados, visando o desenvolvimento social da comunidade. São reivindicados perante ao poder público, saúde, educação, água, luz e saneamento básico. A água e a luz chegam em algumas residências.Na década de 80, surgem as escolas, creches e centros comunitários. É implantado o Centro de Saúde, o Núcleo da CEDAE e a Região Administrativa.O comércio, dos mais variados, cresce a cada dia. A população, com 80% oriundos da região nordeste, faz parte dos 120 mil habitantes.Através da Lei 1995 de 18 de julho de 1993, a Rocinha é transformada em bairro e a partir daí, grandes investimentos e empreendimentos começam a compor este universo de hoje. O poder público e os serviços instalados em parceria com empresas privadas, oferecem à população todo o tipo de assistência.
Segundo dados do IBGE do ano 2000 há um total de 56.338 moradores com 16.999 domicílios, dos quais 23.067 crianças e jovens entre 0 e 20 anos. Em 2001 a Light, empresa fornecedora de energia elétrica, realizou um levantamento de 25.000 domicílios. Considerando que a média é de 4 a 5 moradores por domicílio, a Rocinha teria aproximadamente 75.000 moradores. De acordo com estimativas recentes da Associação de Moradores, porém, presume-se que esse número já chegue em torno de 160.000 habitantes.Considerada a maior favela da América Latina, possui uma área ocupada de 877.575 m², segundo dados de 1999 do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP - RJ).
A igreja Nossa senhora da Boa Viagem é o ponto forte na Rocinha e tem suas curiosidades e historias:
Segundo o Padre Manoel de Oliveira Manangão, que foi transferido para a Rocinha em 1983, quando a igreja local ainda não era paróquia, mas uma capela ligada à paróquia de São Conrado, surpreendeu a Comissão ao informar que o terreno, construção da Capela e casa paroquial foi obra de nossos frades, na década de 30 e que a informação consta do livro do Tombo. Portanto, a Igreja Matriz tem 70 anos de construção. É simples, modesta e com capacidade para umas 300 pessoas. Em 1985, a Capela foi transformada em paróquia e Padre Manoel se tornou o primeiro pároco."Como toda construção na favela, a igreja localiza-se numa ladeira, com possibilidade de aumento para o dobro de pessoas", afirma o Ministro Provincial. A casa paroquial também é bem simples, mas grande o suficiente para abrigar a nova fraternidade. Cheia de escadas, como convém a um terreno no morro. Há ainda um pequeno salão paroquial e outras dependências menores, inclusive um terreno para horta e alguma árvore frutífera.O campo de evangelização na Rocinha é imenso, em 43 pastorais diferentes. Só na catequese, 900 as crianças se preparam para a Primeira Eucaristia. São celebradas oito missas nos finais de semana. A Paróquia tem 8 comunidades eclesiais, com celebração dominical dos Ministros e missa uma vez por mês.
Em 2004 eram 14 sub-bairros (Barcelos, Rua 1, Rua 2, Rua 3, Rua 4, Cachopa, Roupa Suja, Vila Verde, Macega, 199, Vila Cruzado, Laboriaux, Boiadeiro, Dionéia). em 2009 são em torno de 25 sub - bairros( Barcelos, Rua 1, Rua 2, Rua 3, Rua 4, Cachopa, Roupa Suja, Vila Verde, Macega, 199, Vila Cruzado, Laboriaux, Boiadeiro, Dionéia e mais Portão vermelho, Vila Vermelha, Cachopinha, Valão, Cidade Nova, Viva Verde do Laboriaux, Terreirão da R. 1, Terreirão da R. 2, Trampolin, Pastor Almir , Cesário)
Existem na Rocinha ,3 Associações de Moradores, líderes na área de cultura, esporte, meio ambiente, Associação do Comércio, com mais ou menos 1.200 filiados3 CIESP (Centros Integrados de Educação Pública), jornais comunitários (Jornal Rocinha Noticia e Jornal Katana), rádios comunitárias (Brisa,Katana, Gávea, Rocinha), Posto de Saúde, 3 agências bancárias (Caixa Econômica, Itaú e Bradesco), 4 linhas de ônibus (546,591,592 e 593), supermercados (Vários) , , Escolas Publicas , Balcão de Direitos, rede de televisão exclusiva (TV ROC), Paróquia (Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem) com 10 Capelas pela comunidade , Igreja Metodista e de outras Denominações, agência dos CORREIOS, escola de samba (Acadêmicos da Rocinha), e diversas instituições que oferecem cursos (alfabetização, profissionalizantes, artesanato,dança, lutas, informática, etc.), serviços sociais e um variado conjunto de atividades para todas as idades. 98% dos domicílios da Rocinha tem aparelhos de Tv. segundo o ultimo censo existem na Rocinha 35 mil domicílios. e em torne de2.700 estabelecimentos Comerciais, são vendidos em torno de 180 botijões de gás ao dia, a LIGHT fornece de energia 3.200 MWH/ Mês. os valores dos imóveis de aluguel variam entre R$ 250,00 e R$ 650,00,e o Valor de um quarto e sala esta na media 35.000,00(35 mil Reais)
Fontes da pesquisa
http://epoca.globo.com/infograficos/482_rocinha.html>
fonte depesquisas : http://www.franciscanos.org.br/noticias/noticias_especiais/rocinha_240907/ ( site da ordem franciscana atual responsavel pela Igreja Nossa senhorada Boa Viagem)
Fonte: http://www2.rio.rj.gov.br/governo/rocinha.cfm (site da R.A da Rocinha a XXVII R.A)
fonte: http://www.ciespi.org.br/portugues/projetos_centrocultura_historico.htm (Site do Ciesp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário