quarta-feira, 13 de abril de 2011

Acadêmicos da Rocinha forma jovens empreendedores na sua comunidade

RIO - O dia 30 de março será de festa na Acadêmicos da Rocinha. Além de comemorar o 23º aniversário da sua fundação, a agremiação festeja o encerramento do seu projeto social 'Arte Cidadã', patrocinado pela Petrobras, e desenvolvido pelo Núcleo de Responsabilidade Social da escola, o Qualificar.
Por trás dessa escola de samba existe uma grande responsabilidade que vai além do Carnaval. Cumprindo o objetivo de criar oportunidades de inclusão social e melhorar a qualidade de vida dos moradores das comunidades da Rocinha, Vidigal, Vila Canoa e Parque da Cidade, que vivem em situação de vulnerabilidade, a agremiação promoveu a qualificação profissional de mais de 1.200 jovens, ao longo de 2010 e no início de 2011. A festa de encerramento do projeto tem início às 16h na quadra e logo após será a comemoração do aniversário da verde, azul e branca.
Ao todo, o Arte Cidadã teve oito oficinas nas áreas de produção do carnaval: adereçaria, chapelaria, modelagem, sapataria, enfesto, corte, costura, eletricista e cenotécnica. Além de aulas de reforço escolar em português e matemática. Fizeram parte da grade curricular palestras sobre legislação, planejamento familiar e indução ao mercado de trabalho. Eles ainda tiveram cursos de inglês, espanhol, empreendedorismo, cursos de capacitação voltados para inclusão digital como: Informática para escritório, edição de imagem, edição de web, montagem de redes e manutenção.
Com foco no desenvolvimento da cidadania, o projeto também promoveu atividades para disseminação da informação através de acesso livre e gratuito ao Centro de Inclusão Digital e à Biblioteca. Apresentação de filmes, documentários no espaço Multimídia, realização de oficinas e palestras abordando temas como: Oportunidade de Geração de Trabalho e Renda, Cuidados com o Meio Ambiente, Saúde, Direito da Mulher, Direito da Criança, do Adolescente, Ética e Cidadania.
Os alunos aprenderam na prática a arte do carnaval, com aulas ministradas nas oficinas montadas na sede da escola e no barracão. Eles vestiram a camisa e trabalharam na confecção das fantasias e alegorias da Acadêmicos da Rocinha para o carnaval de 2011 e da Escola Mirim Borboleta Encantada. O Qualificar tem em sua estrutura montada na quadra e no barracão da agremiação: salas de aula, biblioteca, cinema, galpão de artes e um espaço de inclusão digital. Neste espaço são promovidas ações sócio-culturais para os componentes da agremiação, moradores das comunidades diretamente assistidas e alunos da rede pública de ensino da região.
Já estão abertas as inscrições para a próxima edição, que acontecerá no meio do ano. Os interessados precisam estar cursando a rede pública de ensino e serem moradores da Rocinha, Vidigal, Vila Canoa ou Parque da Cidade. A idade mínima é 15 anos. Maiores informações na secretaria da Acadêmicos da Rocinha ou então no telefone: 3205-3318
Fonte Jornal do Brasil

Quem foi Bento Rubiao.

Bento Rubião (1928-1985) foi advogado e jurista. Durante sua carreira, sempre se envolveu em lutas jurídicas em defesa de vítimas da opressão e da exclusão social. A partir de 1964, durante a ditadura militar, ganhou ainda mais notoriedade e respeito, dedicando-se à defesa de presos políticos, ao lado do também advogado e jurista Sobral Pinto.

Também atuou intensamente em favor de moradores de diversas comunidades do Rio de Janeiro. Devido a esta atuação tornou-se advogado da Federação das Associações das Favelas do Rio de Janeiro (Faferj).
História
A Fundação Centro de Defesa de Direitos Humanos Bento Rubião foi criada em 1986, por uma equipe que já desenvolvia um trabalho de fortalecimento comunitário e regularização fundiária na Pastoral de Favelas da Arquidiocese do Rio de Janeiro. O grupo discordou da vinculação da evangelização com a defesa e garantia de direitos e decidiu criar sua própria instituição, sem confissão religiosa ou político-partidária.
O tema da Infância e Adolescência passou a fazer parte das atividades do Bento dois anos depois. A equipe entendeu que era fundamental enfrentar a questão da violência e da promoção dos direitos das crianças e adolescentes no estado do Rio de Janeiro, sobretudo no que se refere aos jovens em conflito com a lei.
Foi também a partir de 1988 que a instituição passou a ter um envolvimento maior com as lideranças das favelas, desenvolvendo atividades e elaborando propostas que fossem incorporadas à Lei Orgânica do município do Rio de Janeiro. Em 1992 começou o trabalho de fomento às cooperativas habitacionais e implementação de ações que visam promover o direito à moradia.
Ampliando seu foco de ação, a Fundação começou a investir também em uma maior articulação política, estabelecendo parcerias e participando ativamente de redes e fóruns, inclusive no âmbito da cooperação internacional. Em 1994 foram firmados os primeiros convênios e parcerias com o poder público local. A seriedade do trabalho desenvolvido pela instituição junto à sociedade civil organizada, levou a Fundação a ser eleita para a diretoria regional da Associação Brasileira das ONGs (Abong) para o mandato de 1998 a 2000, tendo sido reeleita para o período de 2001 a 2003.
Em sua trajetória, a Fundação Bento Rubião vem desenvolvendo e fortalecendo práticas, articulações e formulações que contribuem para o desenvolvimento local.


Fonte: Fundação Bento Rubião

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Hoje ao vivo no Nosso canal 21 da TV ROC nao percam.

GRUPOS TÁ NA MENTE E PRA VALER NO NOSSO SHOPPNG TV ROC PROGRAMA MUVUKA...AS 16HS HOJE VAMOS Q VAMOS

quem foi Paula Brito?

Francisco de Paula Brito foi o primeiro grande editor do Brasil, um negro que se tornou o editor preferido da elite carioca. Sem ele a imprensa e a literatura brasileira não seriam as mesmas

Paula Brito foi um grande empreendedor que se transformou precursor da imprensa e do mercado literário no país. A historiografia registra que o tipógrafo lusitano Isidoro da Fonseca trouxe o primeiro prelo ao Brasil, Rio de Janeiro, em 1747. Depois a Imprensa Régia em 1808. Contrariando a todos, o comerciante lisboeta Antônio instalou uma tipografia em Salvador, BA, em 1811. O francês Pierre René François Plancher de la Noé, usando o título Impressor Real, colocou a constituição do Brasil império no papel e fundou o Jornal do Commércio. Todos antecederam Francisco de Paula Brito, entretanto, nenhum deles contribuiu de forma definitiva para formação e desenvolvimento da imprensa e literatura do Brasil. Sua loja Tipografia Fluminense de Brito & Cia atuava como uma fábrica de pasquins pois muitos recorriam a seu trabalho para ter seus jornais impressos. Em suas gráficas rodava jornais e pasquins, promovia a discussão sobre literatura. Tornou-se também o primeiro empresário negro do País e deu início ao movimento editorial brasileiro. Com o advento de seu bicentenário, o editor ganha exposição com parte de suas obras em São Paulo.

Essa redescoberta de Paula Brito apenas tenta reparar mais uma injustiça quase histórica. A mostra apresenta elementos que permite melhor entender os caminhos percorridos através das letras impressas no Brasil. As marcas deixadas por Paula Brito estão em seus jornais, obras que produziu ou patrocinou ou ainda como precursor do conto nacional. Ao olhar para ele se tinha a impressão de fitar apenas um sonhador. Afinal, o número de leitores no país era muito pequeno. Mas como homem a frente de seu tempo que o era, ele apostou e venceu.
O poeta e senador Francisco Otaviano, os ministros Euzébio de Queiroz e José Maria da Silva Paranhos, Barão do Rio Branco, eram algumas das personalidades que frequentavam sua loja. Depois de sua tipografia viria a paulistana Casa Garraux, em 1870, a livraria B. L Garnier, 1860 e 70, e no final do século XIX a livraria José Olympio Editora, em 1930.

Perfil

Nascido no Rio de Janeiro em 2 de dezembro de 1809, era filho do carpinteiro Jacinto Antunes Duarte e de Maria Joaquina Conceição Brito. Desde muito cedo ele enfrentou as dificuldades peculiares da população pobre. Abandonou os estudos ainda cedo para se tornar um operário das tintas tendo executado trabalho como aprendiz na Tipografia Nacional. Seu senso de mercado e de oportunidades compensava sua deficiência escolar.

Em 1827 foi contratado pelo Jornal do Commércio como compositor gráfico. Quatro anos depois, era dono do seu próprio negócio pois adquirira a loja de encadernação de um primo. Em muito breve a Tipografia Fluminense de Brito & Cia tornara-se ponto de encontro de intelectuais e políticos. Em uma de suas tipografias ele abriu portas para um jovem escritor, Machado de Assis, que na época tinha por volta de 20 anos. Durante anos Machado foi colaborador em versos e prosa e publicando livros nos jornais e revistas do já velho editor.

Em 1832, redige e publica " A Mulher do Simplicio ou A Fluminense Exaltada, jornal que de forma pioneira, busca atrair o público feminino. Em setembro de 1833, lança o periódico O Mulato - O Homem de Cor. O jornal durou apenas dois meses, mas neste curto tempo abriu espaço para pessoas negras. Devido sua posição contrária a escravatura, não foram poucas as tentativas de embranquecer Paula Brito. O preconceito não impediu que ele se tornasse o livreiro preferido da elite carioca e o principal editor de sua época. O editor faleceu em 15 de dezembro de 1861.

Em sua loja reuniam-se Gonçalves Dias, Casimiro de Abreu, Araújo Porto-Alegre, Laurindo Rabelo entre outros. Os romancistas Joaquim Manuel de Macedo e Manuel Antônio de Almeida, o compositor Francisco Manuel da Silva, autor da música do hino nacional brasileiro, deixou uma composição em parceria com Paula Brito " A Marrequinha de Iaiá". No total, Francisco de Paula Brito lançou 372 publicações, 214 obras de ficção, 100 dramas, 43 óperas, 47 traduções do italiano e do francês e 24 edições de autores brasileiros.

Entre os autores brasileiros, ele lançou o primeiro romance " O Filho do Pescador", de Teixeira e Souza, 1843. Últimos Contos, de Gonçalves Dias, 1851. Também lançou as primeiras peças de teatro legitimamente brasileiras como Antônio José ou O Poeta e a Inquisição; A Confederação dos Tamoios, de Gonçalves de Magalhães, em 1857. Admirado por sua força de vontade para investir em autores brasileiros, Dom Pedro II, tornou-se acionista de sua tipografia, Dois de Dezembro, inaugurada em 1850. Paula Brito alcançou sucesso ao publicar seus contos nos jornais " O Enjeitado" e A Mãe-Irmã.
MAIS sobre centenários em http://www.formasemeios.blogs.sapo.pt/

Exposição

A exposição Francisco de Paula Brito - 200 anos, apresentou 199 obras produzidas nas oficinas do histórico editor entre as quais 37 volumes raros da coleção Brasiliana. Painéis, imagens do cotidiano e capas de jornais deram o tom romântico de um Rio de Janeiro que deixou saudades. A exposição ficou em cartaz até o começo de maio de 2010, no Museu Afro-Brasil, no Parque do Ibirapuera, São Paulo, SP.

Fonte: Agência FM Noticiosa / Foto: Reprodução

Jovens sem nenhuma experiência com cinema vencem Festival Estética Central

O Prêmio Especial da Curadoria, do 2º festival, promovido pelo Oi Futuro, foi para ' Dias Nublados', de Valdilia de Oliveira, Fernanda Andrade, Daniel Cruz e Renan Pontes, todos moradores da Rocinha

O grande vencedor, Igor Melo, e Paulo Vinícius, que ficou em segundo: jovens incentivados a investir em arte | Foto: Deisi Rezende/ Agência O Dia

Uma câmera de celular na mão, a vontade de ser cineasta e muitas ideias na cabeça para retratar o dia a dia de forma bem criativa. Com esses incentivos, os jovens Igor Melo, 18 anos, Paulo Vinícius de Souza Santos, 22, e Nei Júnior, 25, moradores de Cidade de Deus, Cavalcanti e Cabo Frio, respectivamente, tiveram a oportunidade de flertar com o audiovisual e serem os vencedores do 2º Festival Estética Central, promovido pelo Oi Futuro. Detalhe: nenhum deles tinha experiência com cinema.

“Como eu fazia curso de audiovisual no Espaço Cultural Cidade de Deus, uns colegas que têm grupo de rap me pediram para gravar um videoclipe. Em troca, peguei algumas das cenas para reeditar no formato do festival e usei a música deles como trilha, para retratar a vida de um menino na comunidade. Essa experiência incrível só despertou a vontade de investir na área”, conta Igor Melo, que é ator e tirou o primeiro lugar com o vídeo ‘Alegria de Criança’, ganhando um laptop.

“Agora quero seguir na área da arte, que abrange tantas coisas que gosto, como vídeo, fotos, artes plásticas”, diz o grafiteiro Paulo Vinícius, que tirou segundo lugar com ‘Scratch Book NexTwo’. Nei Junior ficou em terceiro com ‘Antes que o Céu Desabe’. Já o Prêmio Especial da Curadoria foi para ‘ Dias Nublados’, de Valdilia de Oliveira, Fernanda Andrade, Daniel Cruz e Renan Pontes, moradores da Rocinha.

Este ano, o festival contou com um Núcleo Móvel — kombi equipada com ilhas de edição e celulares —, que percorreu diversos bairros, possibilitando aos passantes filmarem e finalizarem vídeos de até um minuto com ajuda de editores. Os vencedores e outros 135 trabalhos produzidos por pessoas de diferentes idades e classes sociais serão exibidos até 24 de abril no Oi Futuro.

Patrocínio
O Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados vai contemplar 187 projetos nos 12 estados brasileiros que dispõem e utilizam leis de incentivo à cultura. Entre os selecionados, há peças de teatro, mostras de cinema e artes visuais, shows de música, festivais de dança, novas tecnologias, cultura popular, literatura e patrimônio.


Fonte: Gislândia Governo e Rocinha.org.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Acadêmicos da Rocinha forma jovens empreendedores na sua comunidade

RIO - O dia 30 de março será de festa na Acadêmicos da Rocinha. Além de comemorar o 23º aniversário da sua fundação, a agremiação festeja o encerramento do seu projeto social 'Arte Cidadã', patrocinado pela Petrobras, e desenvolvido pelo Núcleo de Responsabilidade Social da escola, o Qualificar.
Por trás dessa escola de samba existe uma grande responsabilidade que vai além do Carnaval. Cumprindo o objetivo de criar oportunidades de inclusão social e melhorar a qualidade de vida dos moradores das comunidades da Rocinha, Vidigal, Vila Canoa e Parque da Cidade, que vivem em situação de vulnerabilidade, a agremiação promoveu a qualificação profissional de mais de 1.200 jovens, ao longo de 2010 e no início de 2011. A festa de encerramento do projeto tem início às 16h na quadra e logo após será a comemoração do aniversário da verde, azul e branca.
Ao todo, o Arte Cidadã teve oito oficinas nas áreas de produção do carnaval: adereçaria, chapelaria, modelagem, sapataria, enfesto, corte, costura, eletricista e cenotécnica. Além de aulas de reforço escolar em português e matemática. Fizeram parte da grade curricular palestras sobre legislação, planejamento familiar e indução ao mercado de trabalho. Eles ainda tiveram cursos de inglês, espanhol, empreendedorismo, cursos de capacitação voltados para inclusão digital como: Informática para escritório, edição de imagem, edição de web, montagem de redes e manutenção.
Com foco no desenvolvimento da cidadania, o projeto também promoveu atividades para disseminação da informação através de acesso livre e gratuito ao Centro de Inclusão Digital e à Biblioteca. Apresentação de filmes, documentários no espaço Multimídia, realização de oficinas e palestras abordando temas como: Oportunidade de Geração de Trabalho e Renda, Cuidados com o Meio Ambiente, Saúde, Direito da Mulher, Direito da Criança, do Adolescente, Ética e Cidadania.
Os alunos aprenderam na prática a arte do carnaval, com aulas ministradas nas oficinas montadas na sede da escola e no barracão. Eles vestiram a camisa e trabalharam na confecção das fantasias e alegorias da Acadêmicos da Rocinha para o carnaval de 2011 e da Escola Mirim Borboleta Encantada. O Qualificar tem em sua estrutura montada na quadra e no barracão da agremiação: salas de aula, biblioteca, cinema, galpão de artes e um espaço de inclusão digital. Neste espaço são promovidas ações sócio-culturais para os componentes da agremiação, moradores das comunidades diretamente assistidas e alunos da rede pública de ensino da região.
Já estão abertas as inscrições para a próxima edição, que acontecerá no meio do ano. Os interessados precisam estar cursando a rede pública de ensino e serem moradores da Rocinha, Vidigal, Vila Canoa ou Parque da Cidade. A idade mínima é 15 anos. Maiores informações na secretaria da Acadêmicos da Rocinha ou então no telefone: 3205-3318
Fonte Jornal do Brasil

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Gente esta semana esta se encerrando hoje, mas foi uma semana muito boa para a comunidade da Rocinha alem de tantas coisas legais que teve da ultima sexta feira passada que teve o programa Muvuka ao vivo e que era apenas um teste e acabou sendo tão bom que a comunidade pediu mais e hoje temos Imagina Samba pra galera ao vivo no nosso shopping.
Depois teve Pagode e churrasco no campinho da vila verde, teve a primeira competição de natação dos alunos do complexo poli esportivo da Rocinha em comemoração a seu aniversario de um ano de atividade ,encerramento dos alunos do Qualificar, Presença do Prefeito na Acadêmicos e na Rocinha, depois teve debate sobre cultura no Fórum de cultura entre outras coisas maravilhosas na comunidade teve o aniversario de 23 anos da acadêmicos com uma festa linda com a participação da comunidade (pois a quadra lotou) e animando a festa o Grupo Geração ,a bateria da escola e alegria da velha guarda e todos os componentes da escolas e moradores da comunidade. Ontem quinta feira teve um super evento com a apresentação do circo do Marcos Frota o UNICIRCO, que levou alegrias a muitas crianças da comunidade, e como foi falado no inicio hoje tem imagina samba ao vivo no canal 21 e amanha pagode no campinho e por ai vai , bom final de semana e ate segunda feira com as novidades do final de semana da maior e melhor comunidade do Rio de Janeiro a Rocinha.
Veja mais fotos referente a esta matéria em nosso Orkut e em nosso face.