segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Regularização dos primeiros mil imóveis


Segundo a matéria do jornal o globo de 19/8/2009. a prefeitura começa na próxima semana o processo de regularização dos primeiros mil imóveis localizados nas sub- Arias: Vila Verde, Cachopa, Cachopinha, Pastor Almir, Trampolim , Portão Vermelho, e Dioneia na Rocinha. A expectativa da Prefeitura é que em 60 dias os moradores destas localidades já estarão com os títulos de posse de suas casas.

Os Títulos de posse após 5 anos viram títulos de propriedades

Segundo censo feito pela Secretaria Estadual da Casa Civil este ano a Rocinha tem 38.029 imóveis ,100.808 habitantes.


O Censo feito pela Secretaria Estadual da Casa Civil este ano na Rocinha , mostra que a favela tem 38.029 imóveis , 100.808 habitantes sendo 51,5% são mulheres , e 48,5% de homens, o numero seria muito superior \os 56 mil habitantes que foi o dado registrado na ultima visita do IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ) no ano de 2.000.
Fonte eband Jornalismo (http://www.bande.com.br/)

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Rocinha Futebol clube agradece a TV ROC pelo apoio de tantos anos.


Paulo sergio , conhecido como Paulinho, representando todas as as crianças e o time do Rocinha Futebol Clube , agradece a parceria e o apoio da TV ROC entregando uma placa comemorativa a Dante Quinterno Responsavel pela Instituição (TV ROC) neste sabado dia 22/08/2009.

TV Roc apoia o Projeto e Time de Futebol Rocinha Futebol Clube

(Paulo Sergio e Dante Quinterno, RFC e TV ROC, juntos pelas crianças da Rocinha)

Momentos da visita do Ministro Daniel na Rocinha hoje dia 28/08/2009.


Dia 8 de Setembro acontecerá a inauguração do Ponto de Leitura da Rocinha

Dia: 08 de Setembro
Local: Studio de arte Espaço Aberto
Endereço: Estrada da Gávea, 483
Hora: 18 h 30min
O que é: O primeiro Ponto de Leitura da Rocinha
Origem: Ministério da Cultura
Direção: Poeta Joilson Pinheiro
Coordenação: Yolanda Demétrio
O evento: Sarau Pequenos Poetas da Rocinha
Conteúdo: Poesia, capoeira, música, dança e vídeo.
Objetivo: Incentivar a leitura em crianças e adultos da Rocinha.
Realização: Espaço Aberto
Apoio: Ministério da Cultura, Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, XXVII Região Administrativa, Canteiro Social do PAC Rocinha, TV Tagarela, TV Roc, Rádio Katana FM 91,3 e UPMMR.

Ministro de assuntos estrategicos Daniel Marcelo Vargas visita a Rocinha.

O Ministro Daniel Marcelo Vargas do ministério de assuntos estratégicos visita a rocinha na tarde de hoje , a partir das 15:30 hs ele chegará em comitiva com pessoas do sebrae e iniciará sua visita na porta da Igreja Universal , depois conversará com empresários da Rocinha no Viva Credi, depois irá até o ateliê do tio Lino e termina a visita na crechê da D.Dilma.

A visita do Prefeito Eduardo Paes , foi muito proveitosa e alegre.


Presidentes das associações de moradores dão documento ao Prefeito com as necessidades da comunidade.



Prefeito visita as unidades do posto de saude Albert Sabin (posto da Rua 1)


Prefeito visita as unidades do posto de saude Albert Sabin (posto da Rua 1)



Elena diretora do posto de saúde conversa com prefeito e com vereador na entrada do posto de saude Albert Sabin


Prefeito é recepcionado por lideranças na comunidade


Prefeito Eduardo Paes chega a Rocinha para visitar unidade de saúde e de educação.


Rocinha . ORG , comemora 2 anos de Sucesso e multa Alegria.




Rocinha .Org comemorou no dia 20 de Agosto de 2009, no Nosso Shopping numa festa que iniciou as 18 horas e teve a presença de varias personalidades da nossa comunidade, como Yolanda e Joilson (do Ponto de Leitura da Rocinha, da Dança e da Poesia), Maria Luiza Carla(ex- presidente da UPMMR), Drª Marcia (advogada da comunidade, esposa do Ocimar e parceira dele no portal),Claudinho da Academia (vereador), Landa Araujo (jornalista), o grupo Sonho de Valsa, o grupo Nossa Raiz,o grupo Rocinha Samba Show, o grupo de Hip Hop GBCR, o grupo Acorda Capoeira, a diretoria da UPMMR, e da AMABB, Renatinho Papo de Samba, Mauricio Mattos e Deo Pessoa(Presidente e vice presidente da Escola de Samba da Rocinha), a velha Guarda e a bateria da Acadêmicos da Rocinha,entre outras pessoas conhecidas, queridas e importantes na comunidade .A apresentação da festa foi comandada pelo carisma e a alegria de Fernandes Junior (MUVUKA) e Ocima Santos (responsável pelo portal Rocinha.org)
Parabéns Rocinha. ORG por tudo que vocês fazem pela comunidade.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

FAVELA ANTENADA A TV a cabo da Rocinha materia de Andrea Medrado

FAVELA ANTENADA A TV a cabo da Rocinha
Andrea Medrado
Sexta-feira, 7 de maio de 2004. A equipe da TV ROC recebe a pauta do dia. O destaque é a inauguração de uma escolinha chamada Brisa Rio. Trata-se de uma garagem recém-transformada em escola, localizada em frente a um pequeno campo de futebol invadido pelo lixo, numa das áreas mais carentes da Favela da Rocinha, a Dionéia, no Rio de Janeiro. Cerca de 20 crianças de várias idades e a professora Vívian, que aparenta bem menos que os seus 21 anos, estão ansiosos para se tornarem os protagonistas de uma matéria de TV.
Enquanto isso, na Estrada da Gávea, trecho conhecido pelos moradores como "a beira do asfalto", a repórter Paula Gomes coloca um pedacinho de papel no bolso com o texto que, diante da falta de um computador, escreveu a mão. Paula sobe na garupa de uma "mototáxi", meio de transporte muito popular na Rocinha, e segue para a locação da reportagem. Seguindo a repórter, vai uma outra "mototáxi" com o editor Josivaldo, que também funciona como operador de câmera. Subir de moto as íngremes ladeiras e os estreitos becos da Rocinha é um desafio às leis da gravidade. Mas o que assusta mesmo é o estilo "saia-de-baixo-que-eu-sou-bem-maior-que-você" de conduzir dos motoristas de ônibus.
TV a cabo para todos
A TV ROC começou assim, num verdadeiro desafio às leis de um mercado no qual, assim como os ônibus fazem com as motos, os grandes e poderosos empurram os pequenos e fracos para o canto.
Era o final de 1996 quando o empresário argentino Dante Quinterno decidiu levar adiante uma idéia inovadora: instalar uma TV a cabo na Rocinha, a maior e mais populosa favela do Rio. Inovadora porque a TV ROC ia de encontro ao pensamento vigente de que favela é lugar de pobre e de que pobre não pode se dar ao luxo de ter TV a cabo.
O fato é que Quinterno viu na Rocinha uma mina de ouro. "Sempre pensei que a TV a cabo poderia ser direcionada a todos os públicos: as classes A e B, mas também as classes C, D e E", afirma. "Nosso desafio era demonstrar que havia muitos consumidores em potencial dentro das classes econômicas mais baixas. Estes consumidores também queriam estar conectados ao mundo. Eles queriam saber mais sobre a diversidade de línguas e canais que existem no mundo. O mundo não termina nas esquinas da Rocinha. A mente é o limite."
Segundo Quinterno, a TV ROC seria uma tentativa de "unir marketing às ações sociais", oferecendo à comunidade da favela informações que ela não poderia obter através da grande mídia, que está muito mais interessada em cobrir a violência e o tráfico de drogas.
Essa soma de marketing com ações sociais resultou numa equação irresistível para a mídia nacional e internacional. Matérias sobre a TV ROC já foram veiculadas pelo jornal O Globo, pela BBC, pela revista IstoÉ e pela TV Cultura, entre outros. O marketing é (muito bem) representado pela operação dos canais a cabo. A TV ROC obtém da NET Brasil um pacote que inclui canais como Cartoon Network, Discovery, Fox e, da NET Rio, a licença para transmiti-los. Para ter acesso à essa programação diversificada, os moradores da Rocinha pagam uma assinatura mensal de 25 reais, bem abaixo do valor pago por uma família de classe média. Segundo o site da NET, no Rio de Janeiro o pacote mais barato pode ser adquirido por 78,90 reais mensais.
Importante notar que a TV ROC tem parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), e o não-pagamento da assinatura resulta na suspensão do serviço. Quanto ao número de domicílios assinantes, a gerente da TV ROC Rosângela Quarelli afirma: "Não tem como precisar. A gente trabalha naquele esquema: todo mês entra um monte de assinatura, e todo mês tem um número de inadimplentes que não pagam e a gente corta. Então a gente tem uma oscilação muito grande. Em época, por exemplo, de verão, a Rocinha está lotada porque todo mundo vem para cá do Nordeste para trabalhar. Aí quando passa o carnaval, baixa a temporada, todo mundo vai embora. Então a gente tem esses altos e baixos".
A TV ROC não é a Globo
Por meio da renda obtida pelas assinaturas, a TV ROC pode levar adiante suas ações sociais mantendo um canal comunitário, o Canal 30, que é oferecido em sua grade de programação. A idéia é abrir um espaçpco para as pessoas da comunidade tratarem de assuntos que julguem relevantes e que geralmente se encontram fora do foco da grande mídia. Aliás, caso alguém esteja associando o nome ROC ao gênero musical, vale lembrar que TV ROC cobre temas que passam longe do lema "sexo, drogas e rock n'roll", principalmente das "drogas".
Segundo a estagiária Paula Gomes, a TV ROC sempre quer destacar os aspectos positivos da Rocinha e, por isso, ganhou o respeito dos moradores. "As pessoas têm muito carinho pela TV ROC porque elas sabem que a TV ROC não é a Globo. A Globo só vem aqui uma vez ou outra quando a notícia tem a ver com o tráfico, quando tem tiro e morre uma pessoa. A TV ROC, não. Está aqui todos os dias, está aqui para cobrir um evento que é só da comunidade e que jamais chamaria a atenção dos jornais ou das tevês."
A idéia de uma emissora de TV da Rocinha, com programação feita pela e para a comunidade é, sem dúvida, bem-intencionada. No entanto, após nove anos de funcionamento, de que maneiras a TV ROC beneficia os moradores da Rocinha? Até que ponto a emissora se mantém fiel ao seu ideal de "democratização da informação" abrindo um fórum de debate que atenda às necessidades da comunidade?
Uma ponte entre a favela e o asfalto
O primeiro aspecto diz respeito ao interesse que a TV comunitária tem despertado em setores das classes média e média alta. A maioria dos estagiários que fazem parte da equipe que trabalha no canal comunitário (Canal 30) vem de universidades cariocas particulares como a Facha e a PUC. De acordo com Dante Quinterno, diretor da TV ROC, essa seria uma tentativa de promover uma "ponte entre a favela e o asfalto", colocando estudantes de classe média em contato com a realidade de uma favela.
Rosângela Quarelli complementa a explicação do diretor: "Tivemos a idéia de trabalhar com estagiários e ao, mesmo tempo, fazer um intercâmbio, fazer com que esses estagiários que vêm de grandes universidades mudem o conceito de que favela é uma coisa impenetrável, onde só mora bandido" diz. "A gente queria trazer esse pessoal para dentro, para que no futuro, quando eles forem grandes jornalistas e tiverem que dar uma notícia de uma favela, atuem de uma maneira mais consciente."
A estagiária Priscila de Matos confirma ter mudado de atitude e pensamento com relação à favela. "Antes de vir, confesso que eu tinha medo, até porque a gente só conhece aquela Rocinha que passa na TV, porque a televisão faz um sensacionalismo muito grande em cima do que se passa. Mas eu cheguei aqui, perdi o medo na hora, já fui logo fazer uma matéria lá em cima, achei legal pra caramba. E o pessoal daqui é muito hospitaleiro, te trata muito melhor que na Zona Sul."
Paula Gomes relata o medo que sentiu ao trabalhar na Rocinha logo após a guerra do tráfico ocorrida na Semana Santa de 2004. "Eu pensei: não quero mais ir, eu tenho medo. Mas todo mundo tem medo. Não quero ter medo e me trancar em casa, quero ter medo e fazer alguma coisa pelo meu medo e pelo medo das outras pessoas também", afirma. "Acho que a TV ROC ajuda a desmistificar esse medo. Muita gente de fora vem aqui, gente de universidade, vem trabalhar aqui. Eles vêem que é possível fazer um trabalho legal e vêem também que esse medo tem limte, que não é bem assim. É bom para a própria comunidade, mostrando para eles que a vida deles não é só esse medo, que eles produzem coisas boas, produzem cultura e arte, praticam esportes. Enfim, eles têm uma vida normal, dentro dos padrões deles."
Alguns moradores da comunidade, no entanto, mostram-se mais céticos com relação a essa "ponte entre a favela e o asfalto". Selma tem 23 anos e trabalha como assistente de cabeleireira em um salão de beleza em Botafogo. Quando "tinha tempo de ficar em casa assistindo a TV", ela costumava sintonizar no Canal 30 para ver suas amigas Michelle e Luciana, que faziam reportagens para a TV ROC. "A TV ROC é uma empresa, né? Está ali para vender assinatura e render dinheiro. Não sei o quanto eles ajudam a comunidade. Talvez a TV ROC pudesse se expandir, sair da Rocinha e ser exibida em outros lugares", diz. "Esse canal comunitário seria mais útil se ele pudesse passar fora da Rocinha. Mostrar a arte, o teatro, as festas e todas as coisas boas que acontecem lá para as pessoas que não moram na Rocinha, porque as pessoas da Rocinha já conhecem essas coisas."
TV Comunitária e transformação social
Seriam realistas as expectativas de Selma? Afinal, a TV comunitária teria mesmo algum poder de contribuir para combater o irraigado preconceito contra a favela, reduzir as desigualdades sociais que separam a favela do asfalto ou até mesmo as desigualdades sociais que existem dentro da própria Rocinha?
A gerente Rosangela Quarelli acredita que a TV ROC ajuda a dar mais mobilidade social aos moradores da Rocinha. O benefício mais imediato é a geração de empregos. A empresa tem 28 funcionários, sendo 10 moradores da Rocinha. Além disso, trabalhar no canal comunitário pode servir como porta de entrada para uma carreira em jornalismo. Araújo, que faz um trabalho voluntário como câmera do Canal 30, explica como essa experiência poderá ajudá-lo em seus planos profissionais. "No momento, estou fazendo um curso de câmera no Senac. Trabalhar aqui é o primeiro passo", diz. "Posso ganhar alguma experiência sem ter que lidar com a pressão de um canal comercial. Mais tarde, tenho intenção de tentar arranjar um emprego numa estação de TV maior."
Quais são os requisitos para um membro da comunidade que queira trabalhar ou envolver-se na produção dos programas exibidos pelo canal comunitário? Rosângela afirma que o Canal 30 está aberto para qualquer morador da Rocinha e explica o processo pelo qual passam os moradores que produzem programas para o canal: "Eles vêm para cá e falam: puxa, eu tinha vontade de ter um programa, eu tenho uma filmadora. A gente sempre ajuda porque eles estão começando. Depois de um mês, por exemplo, eles começam a buscar patrocínio. Conseguindo patrocínio, a TV ROC não faz mais edição. Aí já cria aquele círculo de gerar emprego na Rocinha. Porque na Rocinha existem muitas pessoas que filmam batizado, essas coisas, que têm ilha de edição. Então isso já gera trabalhos para eles. Eles começam a caminhar com as próprias pernas".
Os "patrocinadores" a quem a gerente se refere são donos de estabelecimentos locais como restaurantes, bares, copiadoras, locadoras de filmes, produtores de festas etc. Em troca de apoio financeiro, quando estão na frente das câmeras, os integrantes da comunidade que têm programas no Canal 30 "dizem um alô" ou "mandam um abraço" para seus patronicadores. É o que eles chamam de "propaganda informal". A idéia é que, depois de um tempo, o programa e seus realizadores fiquem financeiramente independentes.
Serviços de utilidade pública
William DJ é o atual presidente da União Pró-Melhoramento dos Moradores da Rocinha (UPMMR), a mais antiga associação de moradores da favela. William foi um dos apresentadores de um popular programa de variedades, o Rocinha na TV. Apesar do sucesso do programa, William revela não ter ganho muito dinheiro com a sua carreira televisiva. "Normalmente, quando as pessoas fazem programa, é com a intenção de ganhar dinheiro. Eu não consegui ganhar dinheiro, ao contrário, gastei muito porque eu não tinha tempo para correr atrás de comercial."
Mesmo gerando emprego e dando a algumas dezenas de moradores a oportunidade de realizar programas para o Canal 30, a esfera de alcance da TV ROC como agente de transformação social é limitada. Alguns moradores acham que a TV ROC poderia até mesmo contribuir para aumentar as desigualdades sociais que existem dentro da Rocinha, dando maior atenção aos líderes de opinião da comunidade, aos que são considerados os "privilegiados da favela" e aos que moram na "beira do asfalto". Mas isso já era de se esperar se se levar em conta a população de mais de 120 mil habitantes da Rocinha.
Por outro lado, muitos moradores afirmam já ter se beneficiado da informação que lhes é transmitida pelo canal comunitário da TV ROC. Eliezer de Oliveira, ou Li da Cachopa, é conhecido na comunidade como "ING", ou "Indivíduo Não-Governamental", pelo trabalho comunitário que realiza há dez anos e hoje abrange uma rádio comunitária, um centro de informática e atividades no fim de semana com as crianças de sua área. Li descreve as razões pelas quais gosta do Canal 30:
"Eu assisto o canal comunitário porque ele mostra muitas coisas que me interessam. Ter a TV ROC é como ter uma chave da comunidade. Se um morador tem a TV ROC em casa, isso significa que ele sabe de tudo o que está acontecendo. Se vai ter algum encontro importante da associação de moradores, por exemplo, eles mostram. Se vai ter algum curso, se algum empregador precisa de mão-de-obra. Aí o povo vai lá na TV, preenche as fichas. Se vai ter vacinação ou distribuição de leite pras crianças, a TV avisa".
Ainda se exige muito esforço para descobrir como a mídia comunitária poderia contribuir para a transformação social de uma maneira mais concreta. Enquanto isso, vale a pena lembrar que o que a mídia comunitária sabe fazer melhor está bem debaixo dos nossos narizes. De acordo com Tião Santos, coordenador da Rádio Viva Rio, "fizeram uma pesquisa sobre mídia comunitária e uma das perguntas era: por que você ouve rádio ou assiste a TV comunitária? E a resposta de maior percentual foi: porque ela fala coisas do meu interesse, ela fala coisas da minha comunidade. Isso mostra que quanto mais o veículo se aproxima do cotidianos das pessoas, mais ela vai ter audiência".
O canal 30 da TV ROC parece levar esse princípio a sério. Mostra desde reuniões das associações de moradores até shows de forró. Está presente em inaugurações de escolas, aniversários e batizados. Exibe caracteres informando sobre documentos e cachorros perdidos. E até mesmo divulga mensagens de marido pedindo perdão à mulher.
A TV Comunitária como um espelho
Além de ser útil em questões do dia-a-dia de quem vive na Rocinha, o canal comunitário sabe muito bem como levantar a auto-estima do seu público. Em vez de fingir que a favela é invisível, o canal faz uma panorâmica nos morros. Suas câmaras dão um close nas casas, com suas lajes a serem construídas e seus varais de roupas. Também trata como celebridade (mesmo que sejam só cinco os minutos de fama) quem está mais acostumado a ser tratado como marginal.
O morador Rodrigo Carvalho ilustra bem esse conceito de TV comunitária como um espelho. "O Canal 30 é legal porque em vez de assistir novela, que é fictícia, as pessoas começam a prestar mais atenção nos seus próprios vizinhos. Acho que isso até ajuda a gente a ver o que tem de bom na nossa comunidade. Quem a gente vê na tela é o nosso vizinho, em vez de algum artista da Globo."
Assim voltamos ao início deste artigo e aos protagonistas da reportagem sobre a inauguração da escolinha Brisa Rio. As crianças não têm os cabelos louros nem os olhos azuis das crianças das novela das 8. Elas também não têm aquelas respostas prontas de criança de novela, tão inteligentes quanto chatas. Diante das câmeras, algumas fazem palhaçadas, outras escondem o rosto. E quanto a Vívian, aquela professorinha da reportagem?
Algumas pessoas transformaram o mundo com uma grande descoberta científica e viraram notícia. Outras, menos nobres, transformaram a sua vida pessoal num grande circo de fofocas e viraram notícia. Por que não garantir um espaço para essa jovem mulher que, lá no alto da Dionéia, transformou uma garagem numa escolinha?


Edição 325 de 19/4/2005www.observatoriodaimprensa.com.br http://www.observatoriodaimprensa.com.br/

URL do artigo: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/

Agenda Cultural do Mês de Agosto:



Encontro de Quadrileiros na Rua 2 a partir das 20 horas no dia 8 de Agosto.

Feijoada da Academicos da Rocinha na quadra da academicos a partir das 14 horas no dia 9 de Agosto.

Show do Rappa Na Garagem da Rua 4 (antiga Soreg) dia 23 de Agosto.

Os Bailes Charmes que acontecem todas as quartas feiras no sete, nas sextas na Via Apia e aos Domingos no Luciana's Bar.

Todo Domingo Matine e bailes no Emoções a partir das 20 horas.

Toda Quarta Feira pagode na Quadra da Cachopa.

Toda sexta feira pagode na Beer Pizza com o grupo Nossa Raiz.

Todo Domingo no Horario da Feira (Entre 10 e 13 horas) no Largo do Boiadeiro apresentação dos Repentiostas da Rocinha.

Links de teses sobre a TV ROC

http://74.125.95.132/search?q=cache:ciLS-7lAs48J:www.jornal.ufrj.br/jornais/jornal12/jornalUFRJ1204-1205.pdf+tese+sobre+TV+ROC&cd=5&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

http://www.cidec.futuro.usp.br/artigos/artigo7.html

http://docs.google.com/gview?a=v&q=cache:0ugQ8a7dvSYJ:www.cpdoc.fgv.br/cursos/bensculturais/teses/CPDOC2007RenataNogueiradaSilva.pdf+tese+sobre+TV+ROC&hl=pt-BR&gl=br

http://www.scielosp.org/scieloOrg/php/articleXML.php?pid=S1413-81232006000200025&lang=en

http://docs.google.com/gview?a=v&q=cache:ztP9WTykEG0J:www.revistas.univerciencia.org/index.php/famecos/article/viewPDFInterstitial/497/420+tese+sobre+TV+ROC&hl=pt-BR&gl=br

gestcorp.incubadora.fapesp.br/portal/.../pdf/patriciahelena.pdf

www.lav.uerj.br/docs/rel/2006/fac_rocinha_rio_2006.pdf

http://74.125.95.132/search?q=cache:uHzD1xNn5KUJ:teses.icict.fiocruz.br/pdf/ferreiravam.pdf+tese+sobre+TV+ROC&cd=24&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

http://docs.google.com/gview?a=v&q=cache:zu-vjvGx0BwJ:www.scielo.br/pdf/csc/v11n2/30435.pdf+tese+sobre+TV+ROC&hl=pt-BR&gl=brhttp://docs.google.com/gview?a=v&q=cache:zuvjvGx0BwJ:www.scielo.br/pdf/csc/v11n2/30435.pdf+tese+sobre+TV+ROC&hl=pt-BR&gl=br

www2.dbd.puc-rio.br/.../tesesabertas/0510441_07_cap_04.pdf

http://www.justilex.com.br/conteudo.php?pg=noticias.php&id=3002

http://www.sciencedirect.com/science?_ob=ArticleURL&_udi=B6V68-4V34RMX-1&_user=10&_rdoc=1&_fmt=&_orig=search&_sort=d&_docanchor=&view=c&_searchStrId=977572988&_rerunOrigin=google&_acct=C000050221&_version=1&_urlVersion=0&_userid=10&md5=96fb591622a12d9fb60b6403b064cfa1
.
http://fabiopiraja.blogspot.com/2008/05/fbio-piraj-fala-sobre-o-rdio-brasileiro.html

http://74.125.95.132/search?q=cache:_GAq6deBqEIJ:www.laboratoriourbano.ufba.br/download.php%3FidArquivo%3D13+tese+sobre+TV+ROC&cd=71&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

teses.ufrj.br/IPPUR_M/WalclerDeLimaMendesJunior.pdf

http://74.125.95.132/search?q=cache:RBdQmDNWbIIJ:www.mvirtual.com.br/midiaedu/monografias/ricardobritto.pdf+TV+ROC&cd=11&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

Links sobre teses e Livros sobre a Rocinha

1- http://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&q=author:%22Ludemir%22+intitle:%22Sorria,+voc%C3%AA+est%C3%A1+na+rocinha%22+&um=1&ie=UTF-8&oi=scholarr

2- http://books.google.com.br/books?id=yB77lBSncr8C&pg=PT23&lpg=PT23&dq=tese+sobre+Rocinha&source=bl&ots=YDMqX7ZBBL&sig=mlg3yyQCpz2ohF6Dw_uUal2zzvk&hl=pt-BR&ei=wX-BSoT5IYqutgf2mviCCA&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=2#v=onepage&q=&f=false

3- http://www.qprocura.com.br/dp/76563/Radio-Brisa:-ecos-e-sons-da-favela-da-Rocinha.html

4- http://www.jornalexpress.com.br/noticias/detalhes.php?id_jornal=9072&id_noticia=2937

5- http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/BLOGS/imprimir2.asp?id=%7B6EF4772D-947A-4F8C-8F0A-8F0A8578D20D%7D&id_blog=4

6- http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG78564-6014-482-2,00.html

7- http://docs.google.com/gview?a=v&q=cache:IGqTyLXMi1gJ:www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/viewPDFInterstitial/2550/4177+tese+sobre+Rocinha&hl=pt-BR&gl=br

8- http://www.millarch.org/taxonomy_vtn/term/724510

9- http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=14751

10- http://www2.sirkis.com.br/noticia.kmf?noticia=4309643&canal=260&total=53&indice=40

11- http://www.ppgg.igeo.ufrj.br/index.phpoption=com_content&task=view&id=537&Itemid=49

12- http://www.samba-choro.com.br/s-c/tribuna/samba-choro.9909/0881.html

13- http://www.observatoriodaimprensa.com.br/BLOGS/imprimir2.asp?id=%7BAA8D5C1F-8B84-47D1-8D1E-6A7A032459FE%7D&id_blog=4

14- http://www.mail-archive.com/goldenlist-l@yahoogroups.com/msg81747.html

15- http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/interatividade.jsp?uf=1&local=1&newsID=DYNAMIC,itools.xml.ItoolsDelivery3,getMuralMensagensXml&template=3838.dwt&forumid=90749&groupid=3653&section=Mural&tp=

16- http://www.juniadevilhena.com.br/dissertacoes.html


17- www2.dbd.puc-rio.br/.../tesesabertas/0610341_08_cap_04.pdf -

18- http://congressoemfoco.com.br/noticia.asp?cod_canal=14&cod_publicacao=476&filha=1

19- http://www.overmundo.com.br/overblog/o-venhevai-do-turismo-e-o-sobidesce-da-favela

20- http://www.abeso.org.br/revista/revista25/obesidade_e_pobreza.htm

21- http://www.agenciario.com/colunistas/cidadeAberta.asp?pNota=1125

22- http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=100159

23- http://www.iets.org.br/article.php3?id_article=933


24- www2.dbd.puc-rio.br/.../tesesabertas/0610341_08_cap_04.pdf

25http://www.cdmj.com.br/forum/index.phpshowtopic=2489&pid=41871&mode=threaded&start=

26- http://acertodecontas.blog.br/atualidades/os-muros-e-a-cidade-gaiola/

27- http://www.orm.com.br/oliberal/interna/default.asp?codigo=370874&modulo=247

28- http://www.fabricaarquiteturario.com/

29- http://docs.google.com/gview?a=v&q=cache:H95gxeIFbPcJ:www.anuario.igeo.ufrj.br/anuario_2002/vol25_172_197.pdf+tese+sobre+Rocinha&hl=pt-BR&gl=br


30- http://www.anovademocracia.com.br/content/view/608/105/

31- http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/bvsSP/?IsisScript=iah/iah.xis&nextAction=lnk&base=TESESSP&lang=p&format=detailed.pft&indexSearch=ID&exprSearch=286019

32- http://www.abant.org.br/noticias.php?type=premio

Ministro do Trabalho Sr. Carlos Lupi na Rocinha.


quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Certidão de Nascimento a TV ROC tambem apoia esta campanha

Prestação de contas das primeiras Cestas Basicas de 2009, entregues pela TV Roc (Através de seu canal comunitario)








Depoimento de agradecimento de Andre Sales a Tv TV ROC , pela apoio e ajuda que a institução deu as pessoas com necess

Eu, Andre Sales Batista - representante da Mundo Real, juntamente com nossa equipe, agradecemos a Dante Quinterno - Presidente da Tv Roc, a Sra. Graciela Alvarez - Diretora da Tv Roc e a Sra. Fabiana Candido Giannini - Coordenacao de Comunicacao Social da Tv Roc pela doacao de cestas basicas para os portadores de deficiencia e idosos em situacao de vulnerabilidade social moradores da Comunidade da Rocinha. Acrescentamos que vossa contribuicao e' de extrema importancia para estes moradores desse grupo de vulnerabilidade social, para que possam manter suas vidas e reconquista de suas cidadanias.
Fotos:
4785 e 4786: Jose do Rosario - morador da Laboriaux, foi atropelado na Rua 1, proximo ao ponto de moto taxi que fica de frente aos Correios, teve o femur quebrado e foi operado e realizado encherto osseo, esta acamado esperando liberacao para fisioterapia, mora sozinho, tem 62 anos, nao tem aposentadoria e nenhum outro beneficio social e vive de biscaites.
4792 e 4793: Manoel Jose da Silva - morador do Laboriaux, mora sozinho em um porao precario, tem 66 anos e ainda nao e' aposentado, mas ja marcaremos um agendamento ao INSS e aconselharemos como aposentarse, vive de biscaites e nao tem renda fixa.
4788: Ana Tereza Gomes Carvalho - moradora do Laboriaux, tem um filho e mora com meio salario minimo, teve avc do lado esquerdo, precisa de fisioterapia e toma remedios controlados, viuva, mora em casa propria e tem 49 anos.
A Mundo Real agradece e estes moradores estao felizes agora.
Muito Obrigado.
2009/6/17 Andre Batista >
Eu, Andre Sales Batista - representante da Mundo Real, juntamente com nossa equipe, agradecemos a Dante Quinterno - Presidente da Tv Roc, a Sra. Graciela Alvarez - Diretora da Tv Roc e a Sra. Fabiana Candido Giannini - Coordenacao de Comunicacao Social da Tv Roc pela doacao de cestas basicas para os portadores de deficiencia e idosos em situacao de vulnerabilidade social moradores da Comunidade da Rocinha. Acrescentamos que vossa contribuicao e' de extrema importancia para estes moradores desse grupo de vulnerabilidade social, para que possam manter suas vidas e reconquista de suas cidadanias.
Fotos:
0257 e 0260: Paula Joaquina de Saloa - moradora da Rua 1, tem um filho com problemas mentais e sustenta a nora com 3 filhos com a pensao que recebe, teve avc do lado esquerdo, precisa de fisioterapia e toma remedios controlados, viuva, mora em casa propria, mas precisando de reformas.
A Mundo Real agradece e estes moradores estao felizes agora.
Muito Obrigado.

Lançamento do Livro Gringo na Laje


Programa Forró Brasil Toda Segunda Feira feira das 16 as 18 horas na TV ROC


Programa Forró Brasil , Toda Segunda feira das 16 as 18 horas na TV ROC Canal 21,
Um Programa de Produção Independente . Todo Conteúdo deste programa é de total responsabilidade de seu responsável, Idealizador e Apresentador Adriano Ever.

Programa Acorda Rocinha Toda Terça feira das 16 as 18 horas na TV ROC

Programa Acorda Rocinha , Toda Terça feira das 16 as 18 horas na TV ROC Canal 21,
Um Programa de Produção Independente . Todo Conteúdo deste programa é de total responsabilidade de seu responsável, Idealizador e Apresentador Grupo Acorda Capoeira.

Programa Rocinha Hip Hop, Toda Quarta feira das 16:30 as 18 horas na TV ROC.

Programa Rocinha Hip HP, Toda Quarta feira das 16:30 as 18 horas na TV ROC Canal 21,
Um Programa de Produção Independente . Todo Conteúdo deste programa é de total responsabilidade de seu responsável, Idealizador e Apresentador Grupo GBCR.

Programa Muvuka Toda Sexta feira das 16 as 18 horas na TV ROC


Programa MUVUKA, Toda Sexta feira das 16 as 18 horas na TV ROC Canal 21,
Um Programa de Produção Independente . Todo Conteúdo deste programa é de total responsabilidade de seu responsável, Idealizador e Apresentador Fernandes Junior.



Programa A Hora do Funk Toda Quinta feira das 16 as 18 horas na TV ROC

Programa A Hora do Funk, Toda Quinta feira das 16 as 18 horas na TV ROC Canal 21,

Um Programa de Produção Independente . Todo Conteúdo deste programa é de total responsabilidade de seu responsável, Idealizador e Apresentador MC Binho.

Rocinha de antes, de hoje e de amanhã.


Rocinha: A maior Favela , a melhor Comunidade

Rocinha:

O Bairro de São Conrado ganhou este nome em 1916, quando o Sr. Comendador Conrado Jacob Niemeyer ergueu uma pequena Igreja em devoção a São Conrado. Logo depois, mas também em 1916, ele concluiu as obras da Avenida Niemeyer doando a para a prefeitura do Rio de janeiro. e ainda melhorou a Estrada da Gávea que ganhou esse nome em 1.917 , após incorpora parte da rua Marques de São Vicente na Gávea.. em 1919 a Avenida Niemeyer foi alargada por Paulo de Frontin.
A Estrada da Gávea com suas belíssimas e insinuosas curvas fazia o chamado "Trampolim do Diabo" e entre 1933 e 1952, serviu para as corridas automobilísticas do circuito da Gávea. Em 1971 ocorreu a inauguração do Túnel dois irmãos (atual Zuzu Angel) e o prolongamento da auto-estrada Lagoa Barra. O Shopping São Conrado Fashion Mal. surgiu no ano de 1.982.
o surgimento da Favela da Rocinha foi em1.930 com os seus barracos e lavouras , seu maior crescimento deu se entre as décadas de70 e 80, transformando a em uma das maiores favelas do Rio de Janeiro. E Em 18 de Julho de 1993 sobe a lei 1995 a Rocinha virou Bairro com isso tendo sua Região Administrativa.
Segundo histórias contadas através de livros e depoimentos de pessoas que residiram e residem na Rocinha, contam que a comunidade recebeu seus primeiros habitantes, logo após a II Guerra Mundial, vindos de Portugal, França e Itália. Eles viviam, basicamente, da agricultura e possuíam pequenas roças e vendiam suas produções no povoado vizinho (Na feira da Praça santos Dumond na Gávea). Daí surgiu o nome Rocinha.Mineiros, baianos e imigrantes da região nordeste, chegados em meados dos anos 50, também fazem parte deste crescimento populacional.Na década de 70, surgem discussões de grupos organizados, visando o desenvolvimento social da comunidade. São reivindicados perante ao poder público, saúde, educação, água, luz e saneamento básico. A água e a luz chegam em algumas residências.Na década de 80, surgem as escolas, creches e centros comunitários. É implantado o Centro de Saúde, o Núcleo da CEDAE e a Região Administrativa.O comércio, dos mais variados, cresce a cada dia. A população, com 80% oriundos da região nordeste, faz parte dos 120 mil habitantes.Através da Lei 1995 de 18 de julho de 1993, a Rocinha é transformada em bairro e a partir daí, grandes investimentos e empreendimentos começam a compor este universo de hoje. O poder público e os serviços instalados em parceria com empresas privadas, oferecem à população todo o tipo de assistência.
Segundo dados do IBGE do ano 2000 há um total de 56.338 moradores com 16.999 domicílios, dos quais 23.067 crianças e jovens entre 0 e 20 anos. Em 2001 a Light, empresa fornecedora de energia elétrica, realizou um levantamento de 25.000 domicílios. Considerando que a média é de 4 a 5 moradores por domicílio, a Rocinha teria aproximadamente 75.000 moradores. De acordo com estimativas recentes da Associação de Moradores, porém, presume-se que esse número já chegue em torno de 160.000 habitantes.Considerada a maior favela da América Latina, possui uma área ocupada de 877.575 m², segundo dados de 1999 do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP - RJ).
A igreja Nossa senhora da Boa Viagem é o ponto forte na Rocinha e tem suas curiosidades e historias:
Segundo o Padre Manoel de Oliveira Manangão, que foi transferido para a Rocinha em 1983, quando a igreja local ainda não era paróquia, mas uma capela ligada à paróquia de São Conrado, surpreendeu a Comissão ao informar que o terreno, construção da Capela e casa paroquial foi obra de nossos frades, na década de 30 e que a informação consta do livro do Tombo. Portanto, a Igreja Matriz tem 70 anos de construção. É simples, modesta e com capacidade para umas 300 pessoas. Em 1985, a Capela foi transformada em paróquia e Padre Manoel se tornou o primeiro pároco."Como toda construção na favela, a igreja localiza-se numa ladeira, com possibilidade de aumento para o dobro de pessoas", afirma o Ministro Provincial. A casa paroquial também é bem simples, mas grande o suficiente para abrigar a nova fraternidade. Cheia de escadas, como convém a um terreno no morro. Há ainda um pequeno salão paroquial e outras dependências menores, inclusive um terreno para horta e alguma árvore frutífera.O campo de evangelização na Rocinha é imenso, em 43 pastorais diferentes. Só na catequese, 900 as crianças se preparam para a Primeira Eucaristia. São celebradas oito missas nos finais de semana. A Paróquia tem 8 comunidades eclesiais, com celebração dominical dos Ministros e missa uma vez por mês.
Em 2004 eram 14 sub-bairros (Barcelos, Rua 1, Rua 2, Rua 3, Rua 4, Cachopa, Roupa Suja, Vila Verde, Macega, 199, Vila Cruzado, Laboriaux, Boiadeiro, Dionéia). em 2009 são em torno de 25 sub - bairros( Barcelos, Rua 1, Rua 2, Rua 3, Rua 4, Cachopa, Roupa Suja, Vila Verde, Macega, 199, Vila Cruzado, Laboriaux, Boiadeiro, Dionéia e mais Portão vermelho, Vila Vermelha, Cachopinha, Valão, Cidade Nova, Viva Verde do Laboriaux, Terreirão da R. 1, Terreirão da R. 2, Trampolin, Pastor Almir , Cesário)
Existem na Rocinha ,3 Associações de Moradores, líderes na área de cultura, esporte, meio ambiente, Associação do Comércio, com mais ou menos 1.200 filiados3 CIESP (Centros Integrados de Educação Pública), jornais comunitários (Jornal Rocinha Noticia e Jornal Katana), rádios comunitárias (Brisa,Katana, Gávea, Rocinha), Posto de Saúde, 3 agências bancárias (Caixa Econômica, Itaú e Bradesco), 4 linhas de ônibus (546,591,592 e 593), supermercados (Vários) , , Escolas Publicas , Balcão de Direitos, rede de televisão exclusiva (TV ROC), Paróquia (Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem) com 10 Capelas pela comunidade , Igreja Metodista e de outras Denominações, agência dos CORREIOS, escola de samba (Acadêmicos da Rocinha), e diversas instituições que oferecem cursos (alfabetização, profissionalizantes, artesanato,dança, lutas, informática, etc.), serviços sociais e um variado conjunto de atividades para todas as idades. 98% dos domicílios da Rocinha tem aparelhos de Tv. segundo o ultimo censo existem na Rocinha 35 mil domicílios. e em torne de2.700 estabelecimentos Comerciais, são vendidos em torno de 180 botijões de gás ao dia, a LIGHT fornece de energia 3.200 MWH/ Mês. os valores dos imóveis de aluguel variam entre R$ 250,00 e R$ 650,00,e o Valor de um quarto e sala esta na media 35.000,00(35 mil Reais)
Fontes da pesquisa
http://epoca.globo.com/infograficos/482_rocinha.html>
fonte depesquisas : http://www.franciscanos.org.br/noticias/noticias_especiais/rocinha_240907/ ( site da ordem franciscana atual responsavel pela Igreja Nossa senhorada Boa Viagem)
Fonte: http://www2.rio.rj.gov.br/governo/rocinha.cfm (site da R.A da Rocinha a XXVII R.A)
fonte: http://www.ciespi.org.br/portugues/projetos_centrocultura_historico.htm (Site do Ciesp)